9º ano


9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL


ATIVIDADE 3 ( 3º BIMESTRE )

Assistir o vídeo abaixo e realizar atividade do formulário 2

 


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ATIVIDADE 2 ( 3º BIMESTRE )

Assistir o vídeo abaixo e realizar atividade do formulário 1 


LINK DO FORMULÁRIO (ATIVIDADE PARA NOTA)

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ATIVIDADE 1 ( 3º BIMESTRE ) 

ACESSSAR O LINK https://padlet.com/lidiaaguiar/2gceyjf327k6b6tz e responder ao questionário (SONDAGEM SOBRE BASQUETEBOL)

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ATIVIDADE 6 ( SEMANA DE 27 - 31 de JULHO)

ÚLTIMA ATIVIDADE DO BIMESTRE !
LEMBRANDO QUE FORAM SEIS ATIVIDADES . 

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO e EM SEGUIDA RESPONDA AS QUESTÕES DO FORMULÁRIO 




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ATIVIDADE 5 ( SEMANA DE 20 -24 de JULHO)

 OS ESPORTES DE COMBATE NOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS 

Atualmente (em 2019), o Comitê Paralímpico Internacional (IPC), reconhece e realiza competições de 29 modalidades esportivas, em conjunto com a Organização Internacional de Esportes para Deficientes e algumas Federações. Para cada uma destas modalidades, existe uma classificação funcional que organiza os atletas em categorias para cada prova, de acordo com tipo de sua deficiência. Participam dos Jogos Paralímpicos, atletas com deficiência intelectual, física e visual. Já, os deficientes auditivos participam de uma competição específica, denominada de Surdolimpíadas. 

Autor: Diego Diaz Sanchez / Nabil José Awad



ATIVIDADE 5  
Pesquise sobre os esportes de combate nos JOGOS OLÍMPICOS e JOGOS PARALÍMPICOS. Em seguida responda as perguntas abaixo e envie por email lidiaaguiar@prof.educacao.sp.gov.br ou se preferir, acesse o FORMULÁRIO e RESPONDA 

  1. Quais são os esportes de combate que fazem parte da programação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos? 
  2. Quais aspectos podem ser considerados para justificar uma menor quantidade de esportes de combate presentes nos Jogos Paralímpicos, quando comparamos aos Jogos Olímpicos? 
  3. Você já assistiu aos Jogos Paralímpicos? Acompanhou qual (is) modalidade(s)?
  4. Quais foram as principais mudanças nos esportes paralímpicos desde seu surgimento?  Dentre as modalidades de luta estudadas neste bimestre, existe alguma considerada como modalidade olímpica e/ou paralímpica?
  5. Seria possível discutirmos e elencarmos possíveis adaptações para as modalidades de luta estudadas neste bimestre, de forma que pudessem fazer parte dos Jogos Paralímpicos? Cite as suas sugestões.

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ATIVIDADE 4 ( SEMANA 13 DE JULHO )

Após assistir o vídeo sobre o significado da expressão "oss" no jiu-jtsu, acesse o link abaixo e faça a ATIVIDADE 4


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ATIVIDADE 3 ( SEMANA 29 JUNHO e 06 DE JULHO)

   Criação do Judô e o Instituto Kodokan


Durante anos, o jovem Jigoro Kano se dedicou a fazer um estudo completo sobre as antigas formas de autodefesa e, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-jutsu em um novo estilo chamado de Judô, ou "caminho suave" - Ju (suave) e Do (caminho ou via).
Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan. O termo Kodokan se decompõe em ko (palestra, estudo, método), do (caminho ou via) e kan (Instituto). Assim, significa "um lugar para estudar o caminho", o que explica muito bem a intenção do fundador da arte. Além de tornar o ensino da arte marcial como um esporte, Jigoro Kano desenvolveu uma linha filosófica baseada no conceito ippon-shobu (luta pelo ponto perfeito) e um código moral. Assim, ele pretendeu que a prática do Judô fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada.
Com seu trabalho, Jigoro Kano conseguiu criar uma modalidade que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo a mulheres, crianças e idosos, de qualquer altura e peso.
Código Moral
Visando fortalecer o caráter filosófico da prática do judô e fazer com que os praticantes do judô crescessem como pessoas, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:

- Cortesia, para ser educado no trato com os outros;

- Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;

- Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;

- Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;

- Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
- Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
- Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
- Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.

Esporte olímpico

Prosseguindo com a organização da Kodokan e buscando aprovar os regulamentos do Judô, Mestre Kano tornou-se o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional em 1909 e trabalhou para a propagação do esporte no mundo todo. O Judô passou a fazer parte do programa olímpico oficialmente nos Jogos de Tóquio em 1964.

A introdução do Judô no Brasil

A imigração japonesa foi o fator mais importante para o surgimento do judô no Brasil. A influência exercida por lutadores profissionais representantes de diversas escolas de jiu-jtsu japonês também contribuiu para o desenvolvimento do judô. O início do judô no Brasil ocorreu sem instituições organizadoras. Apenas na década de 1920 e início dos anos 1930 chegaram ao Brasil os imigrantes que conseguiram organizar as práticas do judô e kendô no país. 



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ATIVIDADE - SEMANA ( 22 DE JUNHO ) 



e não se esqueça , responda ao formulário abaixo 


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LUTAS : ARTES MARCIAIS

Entenda os principais objetivos dessas técnicas milenares e conheça as diferenças entre algumas das modalidades mais famosas

Desenhos de batalhas em cavernas que datam entre 10.000 e 6.000 a.C. mostram que os humanos lutam desde o período Epipaleolítico. O termo arte marcial, por sua vez, tem origem na Roma antiga e deriva do Deus greco-romano Marte, que ensinou a técnica de luta aos humanos.
Embora sejam em geral associadas às culturas asiáticas, as artes marciais não são restritas à Ásia. Entenda:

Proteção pessoal
O principal objetivo de qualquer arte marcial é se defender atacando. Elas podem estar ligadas a crenças em religiões ou filosofias, como o budismo, ou seguir algum código específico de honra não necessariamente relacionado à espiritualidade. Em geral, porém, todas focam na intensidade física e no estado mental do praticante.

Variações e objetivos
As artes marciais podem ser categorizadas de acordo com diferentes critérios: estilos tradicionais ou contemporâneos, com uso de armas ou sem armas (envolvem uma variedade de golpes como quedas, chaves, imobilizações, socos, chutes, joelhadas e cotoveladas), e tipo de aplicação (se é para autodefesa, como esporte, uma coreografia ou meditação).

Oriente x Ocidente
No oriente, as artes marciais em geral fazem parte de um sistema filosófico, com a crença de que contribuem para a formação de caráter por criarem consciência sobre a futilidade da competição. Já no ocidente, embora a tradição greco-romana buscasse aplicar o método científico às práticas, elas atualmente estão mais vinculadas à luta e defesa pessoal.

Os tipos mais conhecidos e praticados
No mundo moderno, as artes marciais se popularizaram como prática esportiva, com alguns estilos incluídos nas Olimpíadas. Alguns dos mais conhecidos são:

Karatê
Desenvolvida a partir da arte marcial indígena de Okinawa com influência da arte da guerra chinesa, envolve socos, pontapés, golpes de joelho, cotoveladas e técnicas de mão aberta.

Muay Thai
Esporte nacional da Tailândia, é um dos estilos mais usados por lutadores de MMA.

Boxe
O esporte olímpico é talvez o tipo de arte marcial mais conhecido, em que dois lutadores usam apenas os punhos (com luvas características) para atacar o oponente.

Kickboxing
Uma combinação de karatê, Muay Thai e boxe, não permite o uso de cotovelos e joelhos.

Taekwondo
Outra arte marcial considerada um esporte olímpico, é originária da Coreia, tem foco nas pernas e nos punhos. A demonstração de poder também é exercida por meio de cortes de tábuas ou tijolos usando somente o corpo.

Kung Fu
Mais do que um estilo único de arte marcial, Kung Fu é o termo usado para descrever diferentes estilos de lutas chinesas. Surgiu há mais de 4 mil anos, e seus movimentos de ataque e defesa são inspirados na natureza.

Capoeira
Criada no Brasil por escravos africanos, combina artes marciais, esporte, cultura popular, dança e música. Os golpes são principalmente chutes e rasteiras, mas podem incluir cabeçadas, joelhadas, cotoveladas e até acrobacias aéreas.

Jiu-jItsu
É uma modalidade marcial, desenvolvido pela família Gracie, no início do século XX, que se tornou a forma mais difundida e praticada do "Jiu-jitsu" (exceto o Judô) no mundo, principalmente depois das primeiras edições dos torneios de Artes marciais mistas (MMA), no UFC, nos idos da década de 1990

Judô
É uma arte marcial,praticada como esporte de combate e fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.



1ª ATIVIDADES SOBRE LUTAS : QUESTIONÁRIO 1 
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ATIVIDADE - SEMANA ( 18/05 - 22/05 ) 

ACESSE ATIVIDADE NO LINK AO LADO : ATIVIDADE 



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ATIVIDADE - SEMANA ( 11/05 - 15/05 ) 

Depois de já ter feito a bússola , saber como ela funciona que tal agora vermos suas habilidades com a orientação diante dos pontos cardiais e colaterais ? 

FAÇA A ATIVIDADE ,REGISTRE POR MEIO DE FOTO E ENVIE PARA O e-mail lidiaaguiar@professor.educacao.sp.gov.br ou por whatsapp 

 IDENTIFIQUE SEU NOME NA FOLHA DA ATIVIDADE 


ATIVIDADE - SEMANA ( 04 DE MAIO - 12 DE MAIO ) 

APÓS ASSISTIR A APRESENTAÇÃO EM SLIDES  CORRIDA DE ORIENTAÇÃO ( APRESENTAÇÃO)  RESPONDER O QUESTIONÁRIO ABAIXO  



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ATIVIDADE  PARA SER ENVIADA ATÉ O DIA 05 DE MAIO
Como já havíamos conversado na sala, existem métodos que nos permitem adaptar uma bússola.  
A imagem abaixo descreve como podemos montar uma bússola. 
Caso tenha este material em casa, siga as orientações, monte sua bússola e envie uma foto e vídeo da bússola "funcionando" ,  salva com seu nome para o  lidiaaguiar@professor.educacao.sp.gov.br ou pelo whatapp ( importante salve a foto no formato SEU NOME_SERIE_DISCIPLINA)


* poça com água , pode-se adaptar com um recipiente com água !





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OLÁ TURMA ? TODOS BEM ? ESPERO QUE SIM ....😍
COMO MUITOS SABEM RETORNAMOS DAS FÉRIAS COM AULAS NÃO PRESENCIAIS E ESTA SERÁ NOSSA FERRAMENTE PARA CONTINUIDADE DOS NOSSOS ESTUDOS . 😉  
Vamos juntos , superar este momento ! 👊
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Para a semana de estudos de 27 a 30 de abril, vamos retomar , relembrar nosso último conteúdo. 
Para isso, preparei uma apresentação .
CLIQUE ! e (re)veja o conteúdo ! 😉



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PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A TURMA DO 9º ANO A e B ( EDUCAÇÃO FÍSICA)


Olá turma do 9º ano. Espero que todos estejam bem ! 
Segue abaixo, atividade on-line para  que neste período de " quarentena" vocês possam se organizar e separar um tempinho para estudos, facilitando nosso retorno as aulas presenciais. 


Vamos lá?! 
Disponibilizei duas atividades : 

  • QUESTIONÁRIO  1 ( 9º ANO) =  Leia, relembre as aulas que já tivemos e se necessário pesquise o tema na internet  e responda o questionário. 
  • E seguida leia o texto abaixo e responda o questionário 2  


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1 ª ATIVIDADE : QUESTIONÁRIO 1 



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TEMA : 1º BIMESTRE ( PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA ) 


Adrenalina: entenda o processo do hormônio presente nos esportes de risco

Adeptos de modalidades arriscadas aprendem a manter a serenidade em situações de perigo e têm o medo como aliado para aumentar a atenção e evitar erros



No alto do helicóptero com a porta aberta, a 2 mil metros do chão, o coração acelera, as mãos suam, e os músculos se tensionam. É a adrenalina, que percorre a corrente sanguínea a cada novo salto de paraquedas. A sensação se repete na ponta de um penhasco, a cada movimento de escalada em uma montanha e em cima de uma prancha que flutua sobre ondas gigantes. Coisa de doido? Longe disso. Aficionados por esportes radicais demonstram calma em momentos nos quais a morte é um risco frequente.


Estar disposto a se jogar do céu exige muita sanidade. “Não há nada de patológico com pessoas que gostam de atividades radicais”, assegura Renato Miranda, doutor em psicologia do esporte e autor do livro Reflexões do esporte para o desempenho humano (Editora CRV, 2013). Segundo ele, o perfil psicológico de quem pratica esportes de aventura é o oposto do que se imagina. “São pessoas destemidas, mas centradas, cuidadosas. Elas precisam da calma para lidar com as situações de risco. Como o perigo está rondando o atleta permanentemente, requer muita preparação psicológica”, explica Renato.



O medo não deixa de existir, apenas se torna controlável. Vice-campeão mundial de wingsuit, o brasiliense Yuri Cordeiro tem o temor como aliado. Como qualquer erro pode ser fatal, é esse sentimento que o mantém alerta a tudo na prática. “Já não é mais um medo absurdo, transformou-se num cuidado, num alerta. Preciso planejar até os mínimos detalhes para que não termine em tragédia”, conta Yuri, que mora no Rio de Janeiro e tem a Pedra da Gávea como principal ponto de treinamento.



Se, ao chegar ao topo da montanha, as condições de tempo não forem favoráveis, Yuri desiste do salto sem pestanejar. “Não é uma brincadeira, algo que eu possa banalizar”, ressalta o atleta. Somente essa segurança é capaz de tornar o esporte prazeroso. O encantamento das modalidades radicais advém do controle sobre situações nas quais o risco de morte é iminente. Os atletas não controlam o perigo em si, mas desenvolvem habilidades para enfrentá-los.


QUESTIONÁRIO 2 - 9ª ANO                                        

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