ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS
SISTEMA DE DISPUTA
Nas competições normalmente são utilizadas três formas de disputas: o Campeonato, o Torneio e Jogos.
Campeonato
- Competição onde há o encontro de cada participante com os demais (todos com todos).
- Quando o campeonato é dividido em etapas, possuindo vários grupos, o encontro pode se limitar às equipes do mesmo grupo.
- É considerado competição de longa duração.
- Disputa de uma única modalidade.
- Disputa de uma única modalidade.
Exemplo : CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL
Torneio
- De curta duração.
- Através do sistema das eliminatórias.
- Diminuição do tempo oficial de jogo (ou diminuição dos escores estabelecidos).
Exemplo : Torneio de Futsal ( evento esportivo organizado pelos professores de Educação Física na escola )
Jogos
- Competição onde são disputadas várias modalidades desportivas simultaneamente.
- São, geralmente, de curta duração, lembrando os torneios, podendo, ou não, apurar um vencedor geral, além dos vencedores por modalidades.
- A palavra Jogos deve ser escrita com a inicial maiúscula para diferenciar de jogo – partida, disputa.
Exemplo: Jogos Olímpicos
- Conhecer a quantidade de participantes.
- Saber o tempo disponível para realizar a disputa.
SISTEMA DE DISPUTA
Sistema de disputa é o processo pelo qual os participantes se enfrentarão em uma competição esportiva.
>> Sistema BÁSICO formado pelos subsistemas : ELIMINATÓRIAS e RODÍZIO
ELIMINATÓRIAS
As eliminatórias podem ser “simples” e “duplas”.
- Na eliminatória simples a equipe é eliminada na 1ª derrota; - Na eliminatória dupla é eliminada após a 2ª derrota;
Ao termos conhecimento da quantidade de participante de uma competição poderemos definir mais 3 informações : nº de jogos, nº de rodadas(fases) e nº de isentos.
Nº DE JOGOS
Utilizaremos a seguinte fórmula : nj = np - 1
nj: números de jogos; nc: número de concorrentes
Um torneio de futsal com eliminatórias simples e 13 participantes terá quantos jogos ?
nj = np - 1
nj = 13 - 1
nj = 12
RESPOSTA : 12 jogos
Nº DE RODADAS
As rodadas se calculam elevando à potência 2 tantas vezes quantas sejam necessárias para igualar ou ultrapassar o número de participantes. Exemplo: com 8 participantes, para alcançar esse número é necessário elevar 3 vezes à potência 2, assim, o número de rodadas será 3.
Nº DE ISENTOS
Determinação de isentos: diminui-se a potência de 2 imediatamente superior ao número de concorrentes deste número de concorrentes. Exemplo: se a competição tem 7 equipes, a potência de 2 imediatamente superior a 7 será 8. Para encontramos os isentos da primeira rodada diminuiremos 8 de 7. Teremos, então, 1.
Em consequência, um torneio com 7 equipes terá uma equipe de fora na primeira rodada, que constará de 3 jogos com 6 equipes. Na rodada seguinte, quatro equipes farão 2 jogos;
* Quando existe apenas 1 isento, devemos colocá-lo ao final da chave;
* Quando o número de isentos é par, colocar metade dos isentos em cada extremidade da chave;
* Quando o número de isentos é impar, colocar 1 isento a mais no final da chave;
A distribuição das equipes na chave obedece a qualquer um dos seguintes critérios: sorteio, classificação em competição anterior ou ordem de inscrição.
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