terça-feira, 24 de março de 2020

9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADE 3 ( 3º BIMESTRE )

Assistir o vídeo abaixo e realizar atividade do formulário 2

 


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ATIVIDADE 2 ( 3º BIMESTRE )

Assistir o vídeo abaixo e realizar atividade do formulário 1 


LINK DO FORMULÁRIO (ATIVIDADE PARA NOTA)

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ATIVIDADE 1 ( 3º BIMESTRE ) 

ACESSSAR O LINK https://padlet.com/lidiaaguiar/2gceyjf327k6b6tz e responder ao questionário (SONDAGEM SOBRE BASQUETEBOL)

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ATIVIDADE 3 ( SEMANA 29 JUNHO)

   Criação do Judô e o Instituto Kodokan


Durante anos, o jovem Jigoro Kano se dedicou a fazer um estudo completo sobre as antigas formas de autodefesa e, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-jutsu em um novo estilo chamado de Judô, ou "caminho suave" - Ju (suave) e Do (caminho ou via).
Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan. O termo Kodokan se decompõe em ko (palestra, estudo, método), do (caminho ou via) e kan (Instituto). Assim, significa "um lugar para estudar o caminho", o que explica muito bem a intenção do fundador da arte. Além de tornar o ensino da arte marcial como um esporte, Jigoro Kano desenvolveu uma linha filosófica baseada no conceito ippon-shobu (luta pelo ponto perfeito) e um código moral. Assim, ele pretendeu que a prática do Judô fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada.
Com seu trabalho, Jigoro Kano conseguiu criar uma modalidade que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo a mulheres, crianças e idosos, de qualquer altura e peso.
Código Moral
Visando fortalecer o caráter filosófico da prática do judô e fazer com que os praticantes do judô crescessem como pessoas, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:

- Cortesia, para ser educado no trato com os outros;

- Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
- Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
- Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
- Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
- Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
- Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
- Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.

Esporte olímpico

Prosseguindo com a organização da Kodokan e buscando aprovar os regulamentos do Judô, Mestre Kano tornou-se o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional em 1909 e trabalhou para a propagação do esporte no mundo todo. O Judô passou a fazer parte do programa olímpico oficialmente nos Jogos de Tóquio em 1964.

A introdução do Judô no Brasil

A imigração japonesa foi o fator mais importante para o surgimento do judô no Brasil. A influência exercida por lutadores profissionais representantes de diversas escolas de jiu-jtsu japonês também contribuiu para o desenvolvimento do judô. O início do judô no Brasil ocorreu sem instituições organizadoras. Apenas na década de 1920 e início dos anos 1930 chegaram ao Brasil os imigrantes que conseguiram organizar as práticas do judô e kendô no país. 




ATIVIDADE 3 - ( FORMULÁRIO SOBRE JUDÔ)


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ATIVIDADE - SEMANA ( 22 DE JUNHO ) 




e não se esqueça , responda ao formulário abaixo 

ATIVIDADE 2 -  ( FORMULÁRIO SOBRE JIU-JTSU)

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ATIVIDADE - SEMANA ( 08/06 - 19/06 ) 

LUTAS : ARTES MARCIAIS

Entenda os principais objetivos dessas técnicas milenares e conheça as diferenças entre algumas das modalidades mais famosas

Desenhos de batalhas em cavernas que datam entre 10.000 e 6.000 a.C. mostram que os humanos lutam desde o período Epipaleolítico. O termo arte marcial, por sua vez, tem origem na Roma antiga e deriva do Deus greco-romano Marte, que ensinou a técnica de luta aos humanos.
Embora sejam em geral associadas às culturas asiáticas, as artes marciais não são restritas à Ásia. Entenda:

Proteção pessoal
O principal objetivo de qualquer arte marcial é se defender atacando. Elas podem estar ligadas a crenças em religiões ou filosofias, como o budismo, ou seguir algum código específico de honra não necessariamente relacionado à espiritualidade. Em geral, porém, todas focam na intensidade física e no estado mental do praticante.

Variações e objetivos
As artes marciais podem ser categorizadas de acordo com diferentes critérios: estilos tradicionais ou contemporâneos, com uso de armas ou sem armas (envolvem uma variedade de golpes como quedas, chaves, imobilizações, socos, chutes, joelhadas e cotoveladas), e tipo de aplicação (se é para autodefesa, como esporte, uma coreografia ou meditação).

Oriente x Ocidente
No oriente, as artes marciais em geral fazem parte de um sistema filosófico, com a crença de que contribuem para a formação de caráter por criarem consciência sobre a futilidade da competição. Já no ocidente, embora a tradição greco-romana buscasse aplicar o método científico às práticas, elas atualmente estão mais vinculadas à luta e defesa pessoal.

Os tipos mais conhecidos e praticados
No mundo moderno, as artes marciais se popularizaram como prática esportiva, com alguns estilos incluídos nas Olimpíadas. Alguns dos mais conhecidos são:

Karatê
Desenvolvida a partir da arte marcial indígena de Okinawa com influência da arte da guerra chinesa, envolve socos, pontapés, golpes de joelho, cotoveladas e técnicas de mão aberta.

Muay Thai
Esporte nacional da Tailândia, é um dos estilos mais usados por lutadores de MMA.

Boxe
O esporte olímpico é talvez o tipo de arte marcial mais conhecido, em que dois lutadores usam apenas os punhos (com luvas características) para atacar o oponente.

Kickboxing
Uma combinação de karatê, Muay Thai e boxe, não permite o uso de cotovelos e joelhos.

Taekwondo
Outra arte marcial considerada um esporte olímpico, é originária da Coreia, tem foco nas pernas e nos punhos. A demonstração de poder também é exercida por meio de cortes de tábuas ou tijolos usando somente o corpo.

Kung Fu
Mais do que um estilo único de arte marcial, Kung Fu é o termo usado para descrever diferentes estilos de lutas chinesas. Surgiu há mais de 4 mil anos, e seus movimentos de ataque e defesa são inspirados na natureza.

Capoeira
Criada no Brasil por escravos africanos, combina artes marciais, esporte, cultura popular, dança e música. Os golpes são principalmente chutes e rasteiras, mas podem incluir cabeçadas, joelhadas, cotoveladas e até acrobacias aéreas.

Jiu-jItsu
É uma modalidade marcial, desenvolvido pela família Gracie, no início do século XX, que se tornou a forma mais difundida e praticada do "Jiu-jitsu" (exceto o Judô) no mundo, principalmente depois das primeiras edições dos torneios de Artes marciais mistas (MMA), no UFC, nos idos da década de 1990

Judô
É uma arte marcial,praticada como esporte de combate e fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.



1ª ATIVIDADES SOBRE LUTAS : QUESTIONÁRIO 1 

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ATIVIDADE - SEMANA ( 18/05 - 22/05 ) 

ACESSE ATIVIDADE NO LINK AO LADO : ATIVIDADE 


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ATIVIDADE - SEMANA ( 11/05 - 15/05 ) 

Depois de já ter feito a bússola , saber como ela funciona que tal agora vermos suas habilidades com a orientação diante dos pontos cardiais e colaterais ? 
FAÇA A ATIVIDADE ,REGISTRE POR MEIO DE FOTO E ENVIE PARA O e-mail lidiaaguiar@professor.educacao.sp.gov.br ou por whatsapp 

 IDENTIFIQUE SEU NOME NA FOLHA DA ATIVIDADE 




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ATIVIDADE - SEMANA ( 04 DE MAIO - 12 DE MAIO ) 

APÓS ASSISTIR A APRESENTAÇÃO EM SLIDES  CORRIDA DE ORIENTAÇÃO ( APRESENTAÇÃO)  RESPONDER O QUESTIONÁRIO ABAIXO  

QUESTIONÁRIO  (04/05  - 12/05)


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ATIVIDADE - SEMANA DE 27 a 30 de abril 
Como já havíamos conversado na sala, existem métodos que nos permitem adaptar uma bússola.  
A imagem abaixo descreve como podemos montar uma bússola. 
Caso tenha este material em casa, siga as orientações, monte sua bússola e envie uma foto e vídeo da bússola "funcionando" ,  salva com seu nome para o  lidiaaguiar@professor.educacao.sp.gov.br ou pelo whatsapp ( importante salve a foto no formato SEU NOME_SERIE_DISCIPLINA)

* poça com água , pode-se adaptar com um recipiente com água !


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OLÁ TURMA ? TODOS BEM ? ESPERO QUE SIM ....😍
COMO MUITOS SABEM RETORNAMOS DAS FÉRIAS COM AULAS NÃO PRESENCIAIS E ESTA SERÁ NOSSA FERRAMENTE PARA CONTINUIDADE DOS NOSSOS ESTUDOS . 😉  
Vamos juntos , superar este momento ! 👊
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Para a semana de estudos de 27 a 30 de abril, vamos retomar , relembrar nosso último conteúdo. 
Para isso, preparei uma apresentação .






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PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A TURMA DO 9º ANO A e B ( EDUCAÇÃO FÍSICA)


Olá turma do 9º ano. Espero que todos estejam bem ! 
Segue abaixo, atividade on-line para  que neste período de " quarentena" vocês possam se organizar e separar um tempinho para estudos, facilitando nosso retorno as aulas presenciais. 


Vamos lá?! 
Disponibilizei duas atividades : 

  • QUESTIONÁRIO  1 ( 9º ANO) =  Leia, relembre as aulas que já tivemos e se necessário pesquise o tema na internet  e responda o questionário. 
  • Em seguida leia o texto abaixo e responda o questionário 2  



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1 ª ATIVIDADE : QUESTIONÁRIO 1 




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TEMA : 1º BIMESTRE ( PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA ) 


Adrenalina: entenda o processo do hormônio presente nos esportes de risco

Adeptos de modalidades arriscadas aprendem a manter a serenidade em situações de perigo e têm o medo como aliado para aumentar a atenção e evitar erros



No alto do helicóptero com a porta aberta, a 2 mil metros do chão, o coração acelera, as mãos suam, e os músculos se tensionam. É a adrenalina, que percorre a corrente sanguínea a cada novo salto de paraquedas. A sensação se repete na ponta de um penhasco, a cada movimento de escalada em uma montanha e em cima de uma prancha que flutua sobre ondas gigantes. Coisa de doido? Longe disso. Aficionados por esportes radicais demonstram calma em momentos nos quais a morte é um risco frequente.



Estar disposto a se jogar do céu exige muita sanidade. “Não há nada de patológico com pessoas que gostam de atividades radicais”, assegura Renato Miranda, doutor em psicologia do esporte e autor do livro Reflexões do esporte para o desempenho humano (Editora CRV, 2013). Segundo ele, o perfil psicológico de quem pratica esportes de aventura é o oposto do que se imagina. “São pessoas destemidas, mas centradas, cuidadosas. Elas precisam da calma para lidar com as situações de risco. Como o perigo está rondando o atleta permanentemente, requer muita preparação psicológica”, explica Renato.





O medo não deixa de existir, apenas se torna controlável. Vice-campeão mundial de wingsuit, o brasiliense Yuri Cordeiro tem o temor como aliado. Como qualquer erro pode ser fatal, é esse sentimento que o mantém alerta a tudo na prática. “Já não é mais um medo absurdo, transformou-se num cuidado, num alerta. Preciso planejar até os mínimos detalhes para que não termine em tragédia”, conta Yuri, que mora no Rio de Janeiro e tem a Pedra da Gávea como principal ponto de treinamento.





Se, ao chegar ao topo da montanha, as condições de tempo não forem favoráveis, Yuri desiste do salto sem pestanejar. “Não é uma brincadeira, algo que eu possa banalizar”, ressalta o atleta. Somente essa segurança é capaz de tornar o esporte prazeroso. O encantamento das modalidades radicais advém do controle sobre situações nas quais o risco de morte é iminente. Os atletas não controlam o perigo em si, mas desenvolvem habilidades para enfrentá-los.


QUESTIONÁRIO 2 - 9ª ANO                                        

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